quarta-feira, 28 de julho de 2010

"O extremismo religioso pode ter como raiz a ansiedade."


Pesquisadores da Universidade de York, no Canadá, publicaram os resultados de suas pesquisas no Journal of Personality and Social Psychology e relataram que a ansiedade e a incerteza podem tornar as pessoas idealistas demais, ou leva-las a serem mais radicais em suas crenças religiosas.
Em uma série de estudos, mais de 600 participantes foram colocados em situação neutra ou que provocavam ansiedade.
Em seguida, eles descreviam seus objetivos pessoais e avaliavam o grau de convicção que tinham em relação aos seus ideais religiosos. Isto inclui perguntar aos participantes se eles dariam suas vidas por sua fé, ou se apoiariam uma guerra em defesa de sua religião.
Em todos os estudos, as situações de ansiedade fizeram os participantes tornarem-se mais avidamente envolvidos em seus ideais e adotaram posições mais extremadas em suas convicções religiosas.
Os pesquisadores descobriram que as reações religiosas mais extremadas são mais pronunciadas entre os participantes com personalidade forte (definida como uma pessoa com auto-estima elevada, orientada para a ação, mais ansiosa e mais tenaz)- normalmente mais vulneráveis à ansiedade- e entre aqueles menos seguros sobre seus objetivos na vida diária.
Os pesquisadores também mediram as crenças supersticiosas dos participantes e de sua concordância com o conceito de um Deus controlador, a fim de distinguir as formas de fundamentalismo religioso das formas mais abertas de devoção.
"Tomados em conjunto, nossos resultados sugerem que as pessoas ousadas, mas vulneráveis, são atraídas para os extremismos idealistas e religioso para aliviar a própria ansiedade", diz Mc Gregor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário