sábado, 6 de agosto de 2011

"Preocupação excessiva pode ter impacto sobre os relacionamentos."



A preocupação com uma coisa ou outra, todo mundo tem. Mas a preocupação pode chegar a níveis obsessivos, interferindo com a vida da pessoa e ameaçando seus relacionamentos sociais.

Essas pessoas sofrem do chamado Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), explica Amy Przeworski, da Universidade Case Western, nos EUA.

Indivíduos com esses transtornos colocam seus relacionamentos sociais no topo da lista de preocupações.

Entretanto, os métodos que eles usam para lidar com suas preocupações podem ser destrutivas.

Em sua pesquisa, Przeworski, definiu 4 formas destas pessoas lidarem com a ansiedade: intrusivo, frio, não assertivo e explorável.

"Todos os indivíduos com esses estilos preocupam-se na mesma intensidade, de forma extrema, mas manifestam essas preocupações de forma diferente", diz a pesquisadora.

Uma pessoa pode demonstrar sua preocupação de forma intrusiva, por exemplo, querendo saber o que está acontecendo com o marido (esposa) ou com os filhos a cada cinco minutos.

A outra forma seria a pessoa manifestar sua preocupação criticando o comportamento que ela acredita serem descuidados ou imprudentes. Ou ainda, pode "não exprimir-se", afastando-se do outro.

A pesquisadora sugere que as terapias para tratar o T.A.G. devem focar tanto as próprias preocupações, quanto os respectivos problemas interpessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário