terça-feira, 14 de junho de 2011

"Parar de fumar e o ganho de peso."




Uma nova pesquisa publicada na Revista Science,destaca a relação entre fumo e peso.
Marian Picciotto,da Universidade de Yale, nos Estados Unidos diz: "Fumar não implica ficar magro,mas muitas pessoas dizem que não param de fumar por medo de ganhar peso. Nosso objetivo é ajudar as pessoas e manter seu peso após largar o cigarro e, eventualmente,ajudar também os não fumantes que lutam contra a obesidade."
O trabalho reuniu cientistas dos Estados Unidos e Canadá,e indica que a nicotina realmente diminuiu o apetite, e o faz por meio da ativacão de um grupo específico de neurônios no cérebro.
Embora o fumo continue como uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo,o novo estudo levanta a possibilidade de desenvolver tratamentos com base na nicotina para ajudar pessoas a parar de fumar e, ao mesmo tempo, evitar a obesidade e distúrbios metabólicos.
Mas a pesquisa está longe de propor fármacos para essa finalidade,trata-se ainda de um entendimento básico do funcionamento do mecanismo biológico.
Os cientistas realizaram em camundongos experimentos variados,entre os quais moleculares, famacológicos, eletrofisiológicos, genéticos e comportamentais.
O grupo descobriu que a nicotina ativa um conjunto específico de circuitos nervosos cerebrais, conhecidos como receptores de melanocortina do hipotálamo.
Esses receptores por sua vez,aumentam a atividade dos neurônios chamados de POMC (pró- opiomelanocortina) e de uma série de receptores de melanocortina 4.
Ou seja, a nicotina ativa células que sinalizam ao corpo que o indivíduo já comeu o suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário