segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A origem do 'sorriso amarelo".


É comum no dia a dia, observarmos pessoas que nos sorriem de forma "amarela", como dizem, ou na verdade um sorriso que não nos convence, como que demonstrando que a pessoa na verdade não queria estar dando aquele sorriso.
Isso sempre observamos mas só atualmente temos condição científica de explicarmos essa reação.
Esse sorriso acontece quando há uma contradição entre a expressão da boca e do olhar. Enquanto a boca se esforça para fingir alegria, os olhos revelam todo o constrangimento ou a tristeza do momento.
Hoje sabemos que os músculos ao redor da boca é acionado pelo córtex motor área do cérebro que controla reações voluntárias. Por isso pode ser forçado a fingir emoções. Já os músculos ao redor dos olhos são acionados pelo cíngulo anterior, uma região do sistema límbico fora do nosso controle e que só responde a emoções genuínas.
Por isso pode existir uma sintonia ou não em função de como esta pessoa está se sentindo de verdade.
Como já disseram:"Os olhos são o espelho da alma".

domingo, 30 de agosto de 2009

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O fumo e a memória.


Mais um fator contra o cigarro, agora com a possibilidade de afetar a memória.
Pesquisadores da Universidade de Michigan, Estados Unidos, registraram imagens do fluxo sanguíneo cerebral de fumantes que tragavam um cigarro após uma noite de abstinência.
Puderam registrar que a assimilação da nicotina aumentou o fluxo sanguíneo em áreas ricas de seus receptores e diminuiu em áreas envolvidas na formação de memórias e em regiões que controlam a necessidade de drogas.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A música pode ajudar pacientes com A.V.C.


Pesquisadores da Universidade de Helsinque, Finlândia, relataram estudos onde puderam demonstrar a melhora significativa na memória verbal, da capacidade de concentração e do humor de pessoas que sofreram derrame.
O grupo experimental, escolheram o gênero de música que mais gostavam ( jazz, folk, clássico, etc), e escutaram algumas horas por dia desde as primeiras semanas após o A.V.C.
O grupo controle ouviram audiolivro.
Embora ainda não fique claro o mecanismo pelos quais a música age no cérebro lesionado pelo A.V.C., os autores levantam a hipótese que a liberação de dopamina, que é ativada através da sensação de prazer e motivação, estimule mecanismos gerais de plasticidade neural.
Entretanto, os pesquisadores advertem que outros estudos devem ser realizados para a confirmação dos resultados e que essa possível técnica de reabilitação não exclui as técnicas já consagradas como a fisioterapia, a fonoaudiologia e a terapia ocupacional.

domingo, 23 de agosto de 2009

Novos e importantes estudos sobre o stress.


Pesquisadores de várias universidades no mundo, apresentaram pesquisas que avaliaram de que modo o stress ( na forma de tensão física ou mental), pode modificar a anatomia do cérebro em animais e seres humanos)
Uma das principais apresentações refere-se ao efeito do stress nos cérebros em desenvolvimento. Mostraram que experiências estressantes poderiam estar relacionados a um assunto na ocorrência de alterações de comportamento, dificuldade de memorização e aprendizado, distúrbios psiquiátricos etc...
A importância destas descobertas seria de protegermos desde o início da vida (na medida do possível), situações de stress.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Existe uma relação entre o grau de educação e o Alzheimer


Você sabia que o maior grau de escolaridade e um nível de exigência intelectual maior na profissão podem fazer a diferença na manifestação da sintomatologia na doença de Alzheimer?
Estudos tem mostrado que pacientes que tem uma "reserva cognitiva" maior, tem que apresentar uma lesão anatômica superior que outro com reserva cognitiva menor para ter o mesmo quadro sintomatológico.
Vamos ampliar nossas reservas cognitivas pessoal!!!

Objetivo deste Blogger.

Sou psicóloga formada pela Universidade de São Paulo há 23 anos, e sempre atuei na área clínica atendendo em Psicoterapia.
Há 5 anos, fiz minha especialização em Neuropsicologia no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, e embora continue trabalhando com psicoterapia e neuropsicologia no consultório, meu interesse de estudo atualmente é na área de Neurociencias.
Acredito que as descobertas do funcionamento cerebral através das tecnicas de neuroimagem, tem trazido muita compreensão a fatos que sempre observamos mas não podiamos explicar cientificamente e hoje começam a se descortinar no nosso dia a dia.
Neste blogger, não tenho a pretensão de escrever grandes tratados científicos, pelo contrário, gostaria de trazer estes grandes estudos para o cotidiano, compartilhando estas descobertas fantásticas com todos aqueles que como eu admiram este assunto.
Espero conseguir!
Um grande abraço
Maria Silvia